A influência das transformações de 2020 no marketing em 2021 – Estudio Ondina

A influência das transformações de 2020 no marketing em 2021

O que foi trazido pelo desenvolvimento da pandemia para a comunicação e o que fica neste novo ano

O ano de 2020 foi marcado pela incerteza.  Entre novas descobertas, medos e anseios, o desenvolvimento da pandemia do novo coronavírus fez com que marcas, empresas e a mídia avaliassem seus formatos de comunicação e a relação com o público. Estimando propósitos verdadeiros, a crise mundial acelerou um processo que já havia dado seus primeiros passos há muito tempo: a construção de valores dentro do marketing. 

Marcas que olhavam apenas para os resultados de venda, sem se preocupar com o branding, foram as que mais sofreram na crise. O branding, que muitos optam por “deixar para depois”, é o colchão que amortece as crises e empresas como Arezzo, Magalu, Americanas e Farm, quatro gigantes do varejo que mostraram como a identidade de marca e valores claros são importantes para passar pelas adversidades com menos impactos. Agora, outras marcas, de diferentes portes, também estão entendendo a necessidade de valorização desse pilar, que tanto ressaltamos nas nossas entregas. É preciso reverter positivamente os seus investimentos digitais em lucros e, assim, cada negócio requer um esforço de comunicação único e exclusivo, que valorize os aspectos seus aspectos, mas que também agregue valor para o seu público. 

Observando a fundo essas novas motivações, é possível aprender com as práticas que foram exercidas no último ano para continuar movendo as estratégias comerciais. Se absorvermos as principais transformações que enfrentamos na comunicação e no marketing em 2020, talvez consigamos trazer para 2021 algumas boas práticas que antes se mostravam improváveis de ganharem destaque.

Com essa perspectiva, o Think with Google elencou algumas principais adaptações que vão nortear o marketing neste ano. Dentre receios, aprendizados, processos e resiliência, elencamos abaixo como essas mudanças podem ser positivas para o seu negócio!

  • Aprendizados para as incertezas

A necessidade de buscar novos caminhos nunca foi tão forte e clara quanto nos últimos meses. Agências e marcas precisaram se reinventar a cada dia, minuto, segundo, para poder encontrar meios de seguir lidando com os novos desafios. Estar atento ao que acontece não só no seu nicho, mas também no mundo, e encarar as novas mudanças com disposição para se adaptar foram dois pontos importantes no desenrolar da pandemia e que serão levados para o futuro com mais cuidado. Além disso, a agilidade em traçar novas estratégias foi essencial para manter muitos negócios de pé. Os dados se provaram, mais uma vez, essenciais para o desenvolvimento de uma comunicação humana e atenta à comoção do público. 

A proximidade com o consumidor foi o que destacou algumas marcas das suas concorrentes e desenvolveram um novo espaço de confiança, parceria e troca. A Além, marca inovadora de malas de viagem, foi uma das que conseguiu conquistar esse novo espaço através da sua comunicação, oferecendo dicas e informações sobre viagem nas suas redes sociais e garantindo um branded content que agrega muito mais valor ao seu produto.

  • Novos processos para novas realidades

Para encarar os novos desafios e dificuldades que a pandemia do COVID-19 trouxe às nossas realidades, foi necessário criar novos parâmetros que moldassem os objetivos por trás das campanhas de mídia. Focando nos resultados positivos, mas também mantendo esforços para auxiliar no combate ao vírus, foram notados novos caminhos que guiam as campanhas de marketing. 

O primeiro é a noção de contexto. Ou seja, entender que cada local no mundo tem as suas particularidades e seus meios de enfrentar essa nova crise, por mais que vivamos uma situação global. Dessa forma, é compreendido que uma mesma comunicação não vai funcionar corretamente em dois diferentes lugares e que os esforços de marketing para um local talvez não funcionem tão bem em outro. Aqui, o cuidado e a compreensão são essenciais, entendendo o que é relevante para cada alvo. 

O segundo é a reavaliação. Com novidades a cada dia e mudanças constantes no contexto social, as campanhas devem ser verificadas e avaliadas a cada instante, para que não haja o descuido de alguma informação passar despercebida. Tudo isso somado à consideração criativa, para que sejam observadas cuidadosamente as cores, os textos, as palavras-chaves e as escolhas das imagens. Assim, ao verificar a dinâmica do mercado nessas mudanças constantes e rápidas, é possível trabalhar a criatividade e o dinamismo para enfrentar os desafios com mais facilidade. 

Por fim, a ajuda é um pilar essencial: observar como o público, clientes e parceiros podem ser alcançados e auxiliados deve ser o principal guia do trabalho, questionando o que podemos oferecer de melhor nesses momentos tão delicados.

  • Noção de crescimento e a resiliência

A pandemia nos provou que enquanto houver planejamento, haverão obstáculos. Mesmo sendo indispensável manter planos e estratégias a longo prazo, criar janelas de curto período com objetivos exclusivos se provou uma prática essencial para conseguir manter os negócios atentos e cuidadosos. Com as necessidades mudando a cada dia, algumas prioridades tornam-se também irrelevantes, sendo preciso estar em observação a todo tempo.

E, se direcionar o trabalho foi uma grande dúvida no último ano, agora as empresas, marcas e agências conseguem enxergar o quanto é vital manter o senso de resiliência. Já estamos carecas de saber que o público é o principal fator de guia para as marcas – e, por isso, eles estão cada vez mais exigentes e não hesitam em cobrar ações diretas e positivas. Portanto, quem consegue se reerguer, criar propósitos, impactar positivamente na sociedade e comprometer-se com ações diretas ganha mais espaço, destaque e retorno, fazendo diferença na sociedade e na vida de cada um dos seus consumidores.

  • E o futuro?

Segundo o Google, o novo já começou: o medo e a incerteza não podem ser maiores que a vontade de tentar. E, se encontrarmos no 2020 as forças que precisamos para um 2021 ainda mais desafiador, conseguimos enxergar a mudança através de três macro forças que foram destaque ao longo desse novo processo de descobertas, surtos e crises: a incerteza, nos provando que o futuro é mutável a um estalo de dedo e que o passado é algo que, de fato, ficou para trás; a volatilidade, com novas perspectivas, desejos, objetivos e mudanças a cada dia, nos provando que os recursos financeiros não são garantia de sucesso nenhum e sim um incentivo para mais trabalho; e a mobilidade, já que a sua falta impacta na forma que consumimos e nos comportamos – quem aí não ama um delivery ou um ver um filme na Netflix?.

Com a facilidade da internet e os milagrosos avanços tecnológicos, o ano que se passou foi essencial para novas descobertas e aprendizados. Prever a necessidade do seu consumidor, antes mesmo dele conseguir enxergá-la, foi essencial para garantir que espaços virtuais se tornassem confortáveis. Assim, a personalização, a adaptação e o desenvolvimento de novos serviços digitais nortearam um ano muito difícil, mas que trouxe novos olhares.

Por fim, chegou a hora de colocar em prática todos os aprendizados que a pandemia e um 2020 tumultuoso nos trouxeram. Mesmo que ainda com medo, incertezas e ansiedade por uma vacina, 2021 chega com mais clareza e confiança para aqueles que souberam aproveitar as oportunidades e conseguiram criar mudanças verdadeiras na sociedade e para o seu público. Que vamos ter novos desafios, nós temos certeza. Porém, agora conseguimos ter mais compreensão sobre como aproveitar melhor as dificuldades que enfrentaremos.

Por aqui, seguimos observando as transformações do mercado. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais!

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